Uma orgia do café

O livro O Centro e as Margens: Prostituição e vida boêmia em Londrina (1930-1960), do historiador Antonio Paulo Benatte, trata de uma história sócio-cultural da prostituição e da vida boêmia em Londrina e no norte do Paraná durante a fase áurea da economia cafeeira na região.

O primeiro capítulo narra a história das formação da cidade desde 1929, quando não passava de uma "boca de sertâo", até os anos 50, quando Londrina se torna conhecida como "capital mundial do café".

O segundo capítulo narra a constituição e metamorfoses do mundo da prostituição e da boêmia.

O terceiro capítulo narra as estratégias de policiamento e controle que recaíam sobre a vida noturna, especialmente sobre as prostitutas.

Trata-se da história de uma verdadeira "orgia do café".

A riqueza gerada pela cafeicultura atraiu grandes contingentes populacionais e, em meio a esse fluxo de gente, atraiu também prostitutas, gigolôs, jogadores, marginais e aventureiros de toda espécie.

A vida noturna local tornou-se uma das mais intensas e frenéticas do país, dando origem a uma série de histórias e memórias.

Ao recuperar e trazer para um campo de visibilidade essas memórias e histórias, Antonio Paulo Benatte compõe um variado painél dos arranjos e conflitos entre a "sociedade da ordem" e a "ordem do prazer", contribuindo, assim, para a escrita de uma "história dos marginais" no Brasil moderno.